WhatsApp Twuitter

Quinta, 05 de outubro de 2017, 10h13

Gastronomia

Um 'cardápio' de atrações para todos os gostos

Rita Comini, editora de A Gazeta


Pequi, fruto típico do Cerrado, é o ingrediente escolhido desse ano

 

Maior e mais abrangente, a edição 2017 do Pantanal Cozinha Brasil começa na próxima segunda-feira (9) e segue até o dia 11, quarta, com uma série de atividades no Centro de Eventos do Pantanal, Univag, Unic e Senac. Se nas primeiras edições o evento era mais voltado para profissionais de cozinha e estudantes de gastronomia, este ano ele se propõe a receber a sociedade em geral.

Para tanto terá uma programação que inclui além dos eventos técnicos, uma ampla gama de atividades para público diverso e de todas as idades. São palestras workshops, oficinas infantis, shows culturais com músicos regionais de todas as vertentes, empório para comercialização de produtos orgânicos e do movimento slow food, praça de alimentação concentrando food trucks e bike foods com diversos tipos de comida. Enfim, serão cerca de 12 horas diárias de programação com um cardápio para ninguém botar defeito.

É claro que as oficinas e palestras magnas com as convidadas nacionais Manu Buffara, Carole Crema e Bela Gil, chamam atenção, mas estão agendas também palestras e workshops com chefs regionais de destaque, entre eles Jhuan Schneider, Felipe Fogaça, Fernando Mack, Hugo Rodas, Kauan Dalmolin, Eliane Carvalho, Wal Untar, Marcelo Cotrim Dona Eulália, homenageada do ano.

A chef naturalista Bela Gil faz palestra e oficina  

João Caldeira, do site Destemperados

Temas diversos

Nas palestras magnas, a chef paranaense Manu Buffara fala sobre “Tradição e inovação: a cozinha nua e crua de Manu”; a chef pâtissier Carole Crema convida a uma “Viagem ao mundo doce e encantado da confeitaria brasileira”; o chef Jhuan Scheineder e convidados, do Sesc Pantanal propõem “Uma viagem ao universo pantaneiro”; e a chef naturalista Bela Gil fala sobre “Comportamento sustentável através da alimentação saudável”.

Os temas das palestras revelam um pouco dessa diversidade temática do evento que se repete também nas oficinas práticas.

Tudo isso para fortalecer a cultura gastronômica de Mato Grosso, fomentar intercâmbio entre empresários e produtores, valorizar a produção local, promover espaço de cultura e entretenimento ao público em geral, como explica o idealizador do evento, João Carlos Caldeira, professor de graduação e pós-graduação em gastronomia na Unic e Univag, que atua como “food hunter” no site Destemperados e é membro fundador do movimento Slow Food Cuiabá.

  

 Programação completa e inscrições - www.pantanal cozinhabrasil.com.br

Muitas oficinas

A programação técnica terá 11 oficinas práticas com degustação e harmonização de vinhos, a serem ministradas no período da manhã e início da tarde na Univag, Unic e Senac, além de 10 palestras/workshops no Centro de Eventos do Pantanal.

A chef pâtissier Carole Crema ministra a primeira oficina técnica do evento, no dia 09/10, às 9 horas, na Unic Pantanal. O tema, não poderia ser outro, “Que seja doce”, nome do programa do qual é jurada no GNT.

Se dizendo feliz com o convite, ela conta que criou um naked cake com ingredientes locais. “Um bolo de castanha de caju, com recheio cremoso de rapadura com limão e pixé”, revela previamente, acrescentando que todas as vezes que é convidada a participar de eventos fora do eixo São Paulo e Rio procura criar uma receita com ingredientes do lugar. “Uso não só ingredientes locais, como técnicas também. Na Bahia, aproveitei todas as referências do vatapá para criar um bolo. No Rio Grande do Sul, os ingredientes foram erva mate e uvas frescas carameladas”.

Segundo ela, a confeitaria tem um berço clássico francês, mas “é preciso adaptar à nossa realidade, ao que é nacional, como frutas, castanhas, e também os nossos preparos. Temos uma riqueza muito grande de produtos e influências que não podemos desprezar”.

Outro ponto que ressalta é a questão do modismo. “Temos que deixar o que é está na moda um pouco de lado e apostar em novidades”, ressalta.

Para Carole Crema não podemos desprezar riqueza de produtos e influências nacionais, como frutas, castanhas e também os nossos preparos

 

Manu Buffara defende a valorização dos produtos locais

Dona Eulália é a grande homenageada dessa edição do Pantanal Cozinha Brasil

Tributo à 'Dona Eulália'

A valorização da cultura gastronômica regional é um dos pilares do evento. Nesse sentido, anualmente o evento tem um ingrediente de destaque e um homenageado do ano. Nessa edição, o ingrediente é o pequi e a homenageada Dona Eulália, exímia quituteira cuiabana de “chapa e cruz” que, aos 83 anos, continua a fazer o melhor bolo de arroz da cidade, eleito pelo júri da Veja Comer & Beber Cuiabá. Ao lado dos alguns dos oito filhos, 21 netos e 24 bisnetos, comanda o Eulália e Família, uma verdadeira referência para os locais e quem vem de fora.

Ainda no primeiro dia do evento, Dona Eulália se junta ao jovem chef Marcelo Cotrin na oficina “É bem Mato Grosso! Tradição e Inovação”. Ela vai ensinar os segredos do seu bolo de arroz e de queijo, se é que isso é possível, enquanto Marcelo Cotrim vai lançar mão do mise en place dos preparos dela para fazer uma versão de mané pelado frito com zambione de canjinjin e castanha de pequi. “Seguindo nessa linha da valorização do regional e do ingrediente do ano, o pequi, vou fazer também um bacalhau de pintado, confitado no azeite, com uma musseline de pequi e farofinha de francisquito”.

Sobre o Pantanal Cozinha Brasil ele diz que é um evento incrível. “Nós profissionais de cozinha temos que aproveitar ao máximo, é um momento de aprender, de fazer contatos com outros chefs, de valorizar o que é nosso”, resume.

O regional como protagonista

A chef paranaense Manu Buffara sabe bem o que é isso. Desenvolve todo um trabalho calcado na valorização dos produtos regionais. Na oficina que irá ministrar no segundo dia do evento, ela vai ensinar o preparo do rosbife com falsa ova de peixe, um ícone em seu restaurante em Curitiba, o Manu, onde concilia técnicas revolucionárias da alta gastronomia com ingredientes regionais, que são tratados como elementos essenciais, protagonistas.

Ela ressalta que fora do eixo Rio e São Paulo há uma riqueza enorme de ingredientes. “Precisamos começar a valorizar os produtos locais”. Na palestra, na noite de segunda-feira, vai falar um pouco da filosofia do Manu, sobre a importância do ingrediente local nas preparações e vai mostrar alguns pratos do seu restaurante, além de um vídeo sobre o trabalho que faz com pequenos produtores. Um pouco do trabalho dela foi mostrado recentemente no programa Chefs Brasileiros, do GNT.

O Pantanal Cozinha Brasil é uma realização do Sebrae MT e Univag Centro Universitário. O gerente do Sebrae MT, Ricardo William Santiago destaca que alimentação fora do lar é um dos setores que mais cresce.

“Esse evento tem total coerência com as atividades do Sebrae na medida em que trabalha a transversalidade do setor. Estão lá gastronomia, turismo, cultura, produtores rurais, prestadores de serviço como startups que desenvolvem produtos para o segmento, redes criativas através dos músicos”.
Segundo ele, a intenção é, a médio prazo, construir um roteiro para que Cuiabá se torne reconhecida como um pólo gastronômico. 

* Pantanal Cozinha Brasil conta com uma rede de apoiadores - Grupo Bom Futuro, Big Lar, Prefeitura de Cuiabá, Sesc, Sesc Pantanal, Senac e Mahalo Cozinha Criativa, que sedia o jantar especial Chefs do Brasil tendo como convidada Manu Buffara.

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Divulgação e Otmar de Oliveira                              * Página semanal com atualização às quintas-feiras



// matérias relacionadas

Quinta, 14 de junho de 2018

10:05 - Taberna Portuguesa - Templo de sabores além-mar na Capital

Quinta, 07 de junho de 2018

10:05 - Referência em peixaria, Lélis tempera cardápio tradicional e criações ousadas

Quinta, 31 de maio de 2018

10:05 - Doces sabores inovam em confeitaria na Capital

Quinta, 26 de abril de 2018

11:30 - Aromas e sabores do restaurante Al Manzul em livro e também no rádio

Quinta, 05 de abril de 2018

15:56 - Chef revelação na gastronomia britânica, Anna Jones lança livro no Brasil

Quinta, 22 de março de 2018

10:05 - Sobremesas especiais para comemorar a Páscoa

Quinta, 15 de março de 2018

10:05 - Celeiro Grãos e Castanhas e Raposa Vegana, simples assim

Quinta, 08 de março de 2018

10:05 - Páscoa fabulosa com diversidade de sabores em Cuiabá

Quinta, 22 de fevereiro de 2018

10:15 - Mundaréo e Varadero - Dois ambientes de muito charme e pontos em comum

Quinta, 15 de fevereiro de 2018

16:54 - Tortas surgem como opção para quem não come carne durante a Quaresma


// leia também

Quinta, 08 de fevereiro de 2018

10:05 - Pão to Go inova com drive-thru e facilita a vida do freguês

Quinta, 01 de fevereiro de 2018

11:04 - Chef Rueda abre Hot Pork e usa só ingredientes feitos de forma artesanal

Sexta, 26 de janeiro de 2018

11:30 - Fartura de delícias com típico sabor cuiabano

Quinta, 18 de janeiro de 2018

10:00 - Cortes nobres que garantem uma experiência única

Quinta, 28 de dezembro de 2017

10:05 - Veja sugestões de receitas para a ceia e comemore a virada do ano bem leve

Sexta, 22 de dezembro de 2017

08:12 - Confira sugestões de receitas para a ceia de Natal, da entrada à sobremesa

Quinta, 14 de dezembro de 2017

10:05 - Bonanza Food Park reúne comida, bebida, diversão e arte

Quinta, 07 de dezembro de 2017

10:05 - Galeto com toque cuiabano faz ceia natalina

Quinta, 30 de novembro de 2017

09:11 - Festival em Cuiabá serve cortes especiais do gado japonês wagyu

Sexta, 10 de novembro de 2017

14:21 - Especialista ensina o que é verdade e o que é mentira sobre esta dieta