WhatsApp Twuitter

Terça, 13 de março de 2018, 19h52

após secretária se demitir

Emanuel anuncia médico Huark Correia na Saúde e quer impor 'novo ciclo'

Redação do GD


Após a demissão da secretária municipal de Saúde, Elizeth Araújo, que ocorreu a pedido dela, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) nomeou interinamente o médico Huark Douglas Correia, para a Secretaria de Saúde do Município. Huark é diretor-geral da Empresa Cuiabá de Saúde Pública e já foi secretário de Saúde da Capital em 2012 nos últimos meses de governo da gestão Chico Galindo (PTB). 

Luiz Alves

Huark Correia, novo secretário de Saúde de Cuiabá e o prefeito Emanuel Pinheiro

Como primeiras medidas à frente da Pasta, que é uma das mais problemáticas, Huark irá montar a nova equipe e dar sequência aos trabalhos e medidas de emergências, como a logística na compra e distribuição de medicamentos para a rede pública de saúde. A falta de medicamentos e insumos é um dos vários fatores que fizeram agravar a crise na Saúde colocondo Elizeth Araújo em rota de colisão com outros membros da Pasta.

Em sua carta de demissão, assinada por outros 13 servidores, Elizeth destaca que dentre os diversos fatores que comprometem o trabalho do gestor à frente da Pasta, a falta de recursos financeiros é o principal deles. Ela afirma que a crise vivenciada é a mais acentuada dos últimos 10 anos e cita que o contingenciamento determinado pelo prefeito nos últimos 14 meses tem afetado o trabalho na pasta.

Para amenizar a situação, a prefeitura diz que dentro da logística, já existe um processo licitação em curso de 130 milhões, onde 70 milhões já foram homologados, com o preço abaixo do mercado nacional. O restante - 60 milhões - ainda está em processo e deve ser resolvido nos próximos dias.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, Huark "tem a missão de dar sequência ao trabalho, potencializando o fortalecimento da atenção básica e secundária, as obras do novo Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá e demais unidades de saúde e a equalização do problema no processo de compra e distribuição dos medicamentos, que é o que mais angustia a população neste momento, garantir pleno abastecimento na rede pública municipal de Saúde”.

Emanuel ainda também parabenizou a secretária Elizeth Araújo pelos serviços prestados e toda dedicação desde que assumiu a Saúde logo no início da Saúde. "É um processo de mudança totalmente normal, que acontece em todas as gestões e vem para somar ao que já estava sendo executado dentro da pasta", disse.

Pinheiro anunciou também o contador e auditor Flávio Taques, atual diretor de Licitação e Contratos da Prefeitura, para o cargo de secretário-adjunto de Gestão de Saúde. Flávio assume o cargo com a finalidade, de acordo com Pinheiro, de construir uma nova dinâmica, com uma equipe voltada à parte técnica da saúde, dando mais celeridade aos processos da parte de gestão medicamentos, de obras em andamentos e manutenção das unidades em funcionamento.

Para Huark, a oportunidade de poder contribuir com esse novo momento que o prefeito traçou para a Saúde é muito valioso ao crescimento profissional em um processo de troca de conhecimento com todos, ajudando na construção da missão proposta. “Só tenho agradecer por este voto de confiança do prefeito à minha pessoa. E quero, junto com toda equipe, desenvolver os trabalhos da melhor maneira possível, atendendo ao que a gestão atual determina de que seja um sistema dignificado à população. Celeridade e eficiência, tenho certeza, farão parte do nosso trabalho à frente da Secretaria”, concluiu Correia.

Formado pela Universidade Federal de Goiás ( UFG), em 1998, o médico intensivista é servidor público da Saúde Municipal desde 2004 e já atuou em várias frentes de trabalho desta e também da Saúde do Estado de Mato Grosso, sempre prestando um serviço de excelência por onde passo. O profissional exerceu, além de secretário de Saúde em 2012, os cargos de secretário de Planejamento e Operações da Saúde do Município, superintendente dos hospitais da Secretaria de Saúde da Capital, diretor Clínico do Hospital e Pronto-Socorro, coordenador da Central de Regulação do Estado, coordenador do Samu e secretário-adjunto de Estado de Saúde. (Com assessoria)



// matérias relacionadas

Segunda, 18 de junho de 2018

13:10 - Dentistas denunciam Prefeitura por descaso e falta de materiais em clínicas - veja fotos

Segunda, 11 de junho de 2018

09:43 - Primeira-dama pede doações de agasalhos e cobertores; veja pontos de coleta

Segunda, 21 de maio de 2018

18:46 - Prefeitura de Cuiabá paga reajuste de 1,69% aos servidores

17:59 - Prefeito de Cuiabá concede RGA aos servidores

Sexta, 18 de maio de 2018

13:35 - Emanuel diz que denúncia sobre publicidade para irmão é 'desespero'

Segunda, 14 de maio de 2018

15:49 - MP investiga gastos com comunicação após vídeos de prefeito com dinheiro no paletó

Sábado, 05 de maio de 2018

13:15 - Após críticas, itinerário do BusTur será reformulado junto com trade turístico

Quarta, 02 de maio de 2018

13:10 - Emanuel Pinheiro diz que gestão continua blindada após pedido de afastamento

Quarta, 25 de abril de 2018

16:42 - Itinerário do BusTur é uma vergonha e Procon deve ser acionado, critica guia

Segunda, 23 de abril de 2018

14:49 - Emanuel anuncia ex-secretário de Silval na Procuradoria-Geral de Cuiabá


// leia também

Terça, 19 de junho de 2018

13:00 - Mauro Mendes e Otaviano Pivetta terão Antero como marqueteiro em 2018

09:45 - Taques diz que Mauro Mendes não tem moral e 'comunga' com roubalheira

09:06 - Governador afirma que equipamentos do Pronto Socorro já estão sendo negociados

06:55 - Parecer do TCE é pela aprovação das contas de Pedro Taques

Segunda, 18 de junho de 2018

18:12 - Auditor de carreira assume a Controladoria Geral do Estado

16:20 - Taques diz que vai cancelar escolta de Selma, mas nega ilegalidade

15:43 - CPI da Saúde terá vereadores da base do prefeito como relator e membro

13:30 - Selma Arruda ganha escolta de empresa de segurança privada

07:22 - Leitão corre atrás de assinaturas para diminuir deputados e senadores

07:15 - Emanuel quer base unida para eleição da Mesa Diretora na Câmara