WhatsApp Twuitter

Domingo, 14 de janeiro de 2018, 00h00

Trabalho Raro ou Trabalho Raso - 3

Saulo Gouveia


Um aprendiz, na esperança de impressionar bem o seu mestre, leu alguns manuais de magia e resolveu comprar os materiais indicados nos texto. Incenso, talismãs, uma estrutura de madeira com caracteres sagrados escritos.

Vendo isso, o mestre comentou: - Você acredita que, enrolando fios de computador no pescoço, conseguirá ter a agilidade da máquina? Os objetos podem ser seus aliados, mas não contêm, neles mesmos, qualquer tipo de conhecimento e sabedoria. Pratique primeiro a disciplina, o estudo e a meditação, e tudo o mais lhe será acrescentado.

Sejamos nós aqueles comprometidos em defender o nosso tempo dedicado à concentração, livres das distrações que impulsionam a nossa exigência cognitiva aos limites do exagero.

Esse deverá ser um tempo para organizar os pensamentos, ler, escrever e permitir ir além do intelecto, pela intuição conectada com as leis universais em profunda conexão com a essência da vida. É quando somos capazes de criar aquilo que nunca imaginamos que teríamos habilidade.

Nos primeiros minutos o estudo concentrado permitirá a produção ainda no nível intelectivo, do pensamento. Com a persistência, sem pressa e sem pressão, aprofundará para níveis significativos, com habilidades reflexivas, meditativas e intuitivas.

Um exemplo foi Carl Gustav Jung, aquele que desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, consciente e dedicado em permitir os momentos cada vez mais longos para refletir, pensar e escrever, ao construir uma casa de pedra na Suíça como o seu refúgio. Ali muito se gerou de trabalho RARO para toda a Humanidade.

O trabalho expressivo será os benefícios resultantes das pessoas que planejam, investem e defendem espaços e tempos para uma vida meditativa, voltada para o silêncio interior, para a quietude mental.

Aproveite as potencialidades que têm dentro de si a partir das possibilidades geradas pelas suas habilidades. Pense nisso, mas pense agora!

Saulo Gouveia é consultor financeiro e organizacional, e atua oferecendo novos significados para viver as virtudes em abundância. Articulista de A Gazeta, escreve neste espaço aos domingos. saulogouveia@seubolso.com.br ou www.seubolso.com.br



// leia também

Domingo, 21 de janeiro de 2018

00:00 - Doce ilusão! Será?

00:00 - Um ponto fora do eixo!

00:00 - Trabalho Raro ou Trabalho Raso - 4

00:00 - Respeita-se, tolera-se

00:00 - A sociedade evoluiu?

Sábado, 20 de janeiro de 2018

00:00 - A política e os políticos

00:00 - Externalidades do controle externo

00:00 - O ano das atenções ao Judiciário

00:00 - As andanças do lixo ocidental

00:00 - Democracia em xeque