WhatsApp Twuitter

Domingo, 18 de junho de 2017, 10h15

Garoto consegue 6 mil livros para biblioteca comunitária em Bonsucesso

Everson Teodoro, especial para o GD


Fotos: Arquivo pessoal

Um jovem de 13 anos iniciará no Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande, um novo projeto que pode mudar toda a rotina dos moradores da região. Fã da leitura, o estudante Jefferson Gabriel da Silva Melo decidiu montar uma biblioteca comunitária direcionada aos moradores da comunidade. O projeto foi iniciado há quase três anos e agora as obras estão próximas da conclusão.

“Um dia eu e meu primo precisávamos fazer uma pesquisa e não conseguimos na escola porque não tinha livros para a pesquisa. Então, surgiu a ideia de fazer uma biblioteca, conta Jefferson que faz questão de registrar o nome de sua madrinha Cilbene, como uma grande incentivadora da biblioteca, que recebeu o nome de Boaventura Ferreira Gomes, em homenagem ao seu bisavô.

O estudante que já recebeu mais de seis mil livros, ainda aceita doações para a Biblioteca Boaventura. “É só chegar ao bairro e perguntar por mim”. Por ser uma comunidade pequena, todos os moradores o conhecem.

As obras estão quase finalizadas com previsão de serem concluídas até o final desse ano. A estrutura vem sendo erguida com a ajuda de moradores do Distrito. Além dos voluntários que ajudam nas obras, tem outras pessoas que o auxiliam no cuidado dos livros que recebe por doações.

“Eu recebo ajuda de duas bibliotecárias que vêm até aqui só para me ajudar na organização da biblioteca”, conta Jefferson ao falar o apoio e incentivos recebidos de Cristina Alencar e Julianne dos Santos.

“Vejo o Jefferson Gabriel como um menino à frente do seu tempo. É admirável ver alguém que se interesse em proporcionar uma benfeitoria a si mesmo, mas, visando também o benefício ao próximo”, comenta Julianne dos Santos.

A voluntária explica que conheceu a história do projeto de Jefferson através de uma reportagem exibida na televisão. Após isso ela procurou uma amiga que também trabalha na área e juntas decidiram auxiliá-lo na realização desse sonho.

“Há quase um ano estamos presentes nos feriados nacionais na casa de Jefferson Gabriel, em período integral para colaborar voluntariamente com cada passo necessário para a implementação do projeto”.

Bons ventos

Arquivo pessoal

Entre doações e ajudas Jefferson aponta uma que considera bastante especial, a de R$ 5 mil feita pela apresentadora Xuxa Meneghel durante um encontro entre os dois, no final de 2015, em Várzea Grande. Na ocasião, ele teve a oportunidade de falar para ela sobre o seu sonho de montar a biblioteca. “Eu fiquei nervoso de ficar perto dela. Ela me fazia perguntas sobre a biblioteca”, relembra.

O Boaventura também recebe ajuda do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV). Em parceria com algumas secretarias do Estado e voluntários, o NAV realiza ações para atender necessidades emergenciais de pessoas em situação de vulnerabilidade, com medidas que geram economicidade para o governo.



// leia também

Segunda, 16 de outubro de 2017

11:10 - Morre o filósofo e professor emérito da USP Oswaldo Porchat

11:03 - Musical retrata a vida de Zeca Pagodinho

Domingo, 15 de outubro de 2017

08:30 - Estão abertas as inscrições para nova formação do coral municipal

Sábado, 14 de outubro de 2017

16:45 - Exposição homenageia artista Francisco Brennand na capital paulista

16:15 - Michel Teló se declara para Thais Fersoza em aniversário de casamento

14:45 - Anitta contratou xamã para evitar mau tempo durante gravação de clipe na Amazônia

14:00 - Oficinas em São Paulo revelam inventores

Sexta, 13 de outubro de 2017

17:04 - Maquiagem neon é a nova moda do Instagram

Quarta, 11 de outubro de 2017

07:45 - Universidade citada por Alexandre Frota não tem curso de sociologia

Terça, 10 de outubro de 2017

16:30 - Blogueiras estão colocando cílios postiços no nariz