WhatsApp Twuitter

Segunda, 01 de janeiro de 2018, 14h30

Aos 66 anos, Washington Olivetto finaliza sua biografia


Pouco antes do Natal, em um dia de semana, o Shopping Iguatemi de São Paulo não estava tão cheio. Um publicitário caminhava do restaurante onde havia almoçado até a fila do táxi, na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Andava e parava, abordado por profissionais do ramo, filhos de velhos amigos ou gente comum querendo trocar umas palavras. Não é comum que um publicitário se torne tão famoso a ponto de ser visto como uma celebridade - neste caso, Washington Olivetto é a exceção à regra.

No mercado, todo mundo concorda que gente muito criativa veio depois dele, mas ainda não surgiu um nome cujo rosto ficou gravado no imaginário das pessoas - e na cultura pop - quanto o de Olivetto. Não é à toa. Além de ser criador de comerciais clássicos, ele também contou com uma pequena ajuda dos amigos para transcender a fama dentro do ‘trade‘ publicitário. Entre esses está Jorge Benjor, que citou o publicitário em duas de suas canções de sucesso, Engenho de Dentro e W/Brasil.

Criador de campanhas icônicas e líder de grandes agências brasileiras há pelo menos 30 anos, Olivetto finalmente desacelerou ao deixar o comando do dia a dia da W/McCann no fim de outubro. Aos 66 anos, ele se mudou de vez para Londres, com a mulher, Patrícia, e os dois filhos adolescentes, onde alugou uma casa de cinco andares. Ainda dá expediente no escritório da McCann, na capital britânica, mas sem a obrigação de trazer clientes e coordenar uma equipe de centenas de pessoas.

Nos últimos meses, sua ocupação principal foi terminar o texto principal de sua autobiografia - Direto de Washington - W. Olivetto por Ele Mesmo, que deve sair em abril, pela Estação Brasil, selo que faz parte do grupo Sextante. Embora resista em dar detalhes sobre o livro, ele adianta que não será uma história ‘com começo, meio e fim‘ nem focada apenas em publicidade. ‘Serão histórias, que poderão ser lidas dentro ou fora de ordem, mas que formarão um conjunto‘, diz o publicitário, que já teve parte de sua vida contada no livro Na Toca dos Leões - A História da W/Brasil, uma das Agências de Propaganda Mais Premiadas do Mundo, de Fernando Morais.

Entre o Natal e o ano novo, Olivetto reviu amigos em São Paulo e no Rio. Ele recebeu, por exemplo, o fotógrafo Sebastião Salgado, autor da fotografia que estampará a capa do novo livro, e Marcos Pereira, sócio da Sextante, para combinar os detalhes da edição final da autobiografia. Até Olivetto, afinal, precisa de editor: ‘Chega uma hora em que a gente não vê mais repetições, vai ser um processo bom‘. E adianta que não quer lançamento discreto nem atingir só os amigos. ‘Sou filho de vendedor, nasci para vender. É para vender muito.‘

Embora Direto de Washington não vá seguir uma estrutura ‘quadrada‘ - como diz o publicitário - alguns dos êxitos da carreira serão enfocados. Olivetto começou na publicidade aos 17 anos e, aos 19, já tinha um Leão de bronze em Cannes. Trabalhou na DPZ, criou a W/Brasil e foi responsável por comerciais que até hoje são lembrados, como o filme para a marca de roupa íntima Valisére que mostra a compra do primeiro sutiã por uma adolescente.

Outros êxitos se seguiram, culminando com o prêmio pelo conjunto da carreira - Lifeachievement Award - do prestigioso Clio. Com tanto para contar, uma das preocupações do publicitário é justamente evitar o autoelogio. A receita foi investir em alguns fracassos e ideias que não foram adiante ou não deram certo. Quais? ‘Leia o livro‘, responde o publicitário.

No almoço com a reportagem, ele deixou escapar uma ponta de saudade dos velhos tempos. Apesar de a saída do dia a dia da W/McCann ter sido recente, Olivetto já tomou distância suficiente do negócio para perceber que a atividade está se transformando. Se por um lado a propaganda está se tornando mais fácil de ser medida e eficiente, por outro ele diz que o glamour e a diversão do negócio estão começando a se perder. ‘Ser publicitário já deu muito dinheiro e foi muito legal. Hoje, já não é mais assim‘, decreta. ‘Ainda bem que eu peguei o melhor da festa.‘



// leia também

Segunda, 18 de junho de 2018

08:37 - Jurassic World - diretor agrega horror e propõe discussão em novo filme

Sexta, 15 de junho de 2018

06:00 - Festival de Inverno de Chapada terá 9 dias de festa e 5 shows nacionais - confira

Quarta, 13 de junho de 2018

10:07 - Circuito Universitário exibe filmes e promove debates sobre Direitos Humanos

Terça, 12 de junho de 2018

10:15 - Os Incríveis 2 chega a 88% de aprovação no Rotten Tomatoes

Quarta, 06 de junho de 2018

10:17 - Série da Netflix traz a trajetória de Robert Kennedy

Sábado, 02 de junho de 2018

10:20 - Não Se Aceitam Devoluções

Quinta, 31 de maio de 2018

18:34 - Saber mágico - Alguns buscam a filosofia para poder 'intuir' melhor

Segunda, 28 de maio de 2018

10:14 - Festivais culturais são adiados com a greve dos caminhoneiros

Sexta, 25 de maio de 2018

13:25 - Conheça uma das datas mais importantes para a cultura Nerd; o Dia da Toalha

Quarta, 23 de maio de 2018

10:22 - Han Solo - Uma História Star Wars