WhatsApp Twuitter

Quinta, 11 de janeiro de 2018, 10h40

São Gonçalo Beira Rio

Festa dos 300 anos da comunidade prossegue com reza e levantamento do mastro

Alessandra Barbosa, repórter da Secom Cuiabá


A tradicional festa de São Gonçalo prossegue nesta quinta feira (11), às 19 horas com reza do terço e levantamento de mastro em comemoração aos 300 anos da comunidade de São Gonçalo Beira Rio. Na programação contará ainda com festival de Cururu, da Associação de Cururu Tradição Cuiabana. O evento conta com a realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

A comunidade de São Gonçalo Beira Rio localizada a margem esquerda do Rio Cuiabá, é considerada por muitos o “berço” de Cuiabá, conhecida por sua culinária, por suas peixarias, pelas festas tradicionais e pelo seu artesanato ceramista. Entretanto, é pela fé e a religiosidade de toda a comunidade, amparada pelo santo padroeiro, que São Gonçalo Beira Rio também se destaca.

Luiz Alves/Secom Cuiabá

Para a Prefeitura de Cuiabá a festa é uma das mais representativas da Capital. Onde se reúne um povo compromissado com nossos valores culturais. “Por isso determinei ao secretario Francisco Vuolo para que não medisse esforços, na realização deste evento tão representativo, tanto para a nossa Capital como para todo Mato Grosso”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia também - Procissão fluvial abre festividades e São Gonçalo Beira Rio

Conforme o secretário Francisco Vuolo, católico convicto, a festa agrega muito para a cultura e principalmente para o turismo. “Faço questão de prestigiar a reza, o levantamento do mastro e os nossos curueiros. Acredito que durante todos esses dias o local será invado pela população que gosta muito dos atrativos do local e também por aqueles que estão aqui só de passagem”, ressalta Vuolo.

A noite desta quinta-feira também será marcada com a apresentação dos cururueiros da Associação de Cururu Tradição Cuiabana. O Cururu é uma dança de homens, com cantos de desafios que narram fatos bíblicos sobre o santo que está sendo homenageado neste caso São Gonçalo de Amarante. O cururu é uma dança sagrada dos índios brasileiros, de origem tupi-guarani. Anteriormente era dançada nos templos. Mais tarde foi transportada para o domicílio do festeiro, onde se coloca um altar com o Santo Padroeiro do respectivo culto. É dançada exclusivamente por homens. O seu sítio de maior difusão é o Estado de Mato Grosso notadamente o vale do Cuiabá.

Leia também - Comunidade São Gonçalo comemora 300 anos

Entenda o Cururu

Dez ou vinte homens formam uma roda no sentido horário. O pé direito dá um passo, a esquerda encosta atrás. Depois, o direito encosta atrás, e assim por diante. Tem como acompanhamento instrumental duas violas de cocho, um ganzá ou cracachá (reco-reco de bambu), garfo e prato de ágata. A cantoria é entoada em duplas. As duas vozes trabalhando seus versos ritmados.

A partir deste desenho básico os curureiros fazem “frô” (floreios), ajoelhando-se ou rodopiando. Dá-se um passo e para-se; mais dois passos, nova paradinha, de fração de segundo; mais três pequenos passos, juntando os pés na paradinha, e a série recomeçam. Os mais animados até sapateiam. Outros dançam entre si, gingando, mas nunca se rompe a unidade do circulo.

A festa em homenagem a São Gonçalo do Amarante, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, segue até domingo, 15, com extensa programação.

Serviço

O que: Festa de São Gonçalo – 300 anos da comunidade de São Gonçalo Beira Rio

Quando: 11 de Janeiro

Onde: Bairro São Gonçalo Beira Rio – Na sede da Associação dos moradores da comunidade

Horário: A partir das 19h com reza e levantamento do Mastro e 20h Festival de Cururu

Entrada Franca 



// matérias relacionadas

Segunda, 08 de janeiro de 2018

10:22 - Procissão fluvial abre festividades do São Gonçalo Beira Rio


// leia também

Sábado, 21 de abril de 2018

10:10 - Westworld vira um jogo de gato e rato

Sexta, 20 de abril de 2018

16:08 - Moisés Martins é homenageado em documentário lançado nesta sexta-feira

Segunda, 16 de abril de 2018

11:57 - Documentário 'Auto de Resistência' mostra a violência policial no Rio

Domingo, 15 de abril de 2018

11:28 - Perdidos no Espaço retorna pela Netflix

Quinta, 12 de abril de 2018

15:53 - Famosa 'DR' para resolver os conflitos faz bem ao casamento, indica pesquisa

10:32 - Rampage - Destruição Total

Domingo, 08 de abril de 2018

11:16 - Jeito cuiabano dá vida a personagens que mantêm viva a tradição cultural

Sábado, 07 de abril de 2018

10:03 - O movimento presente em Pantera Negra

Sexta, 06 de abril de 2018

07:00 - Munhoz e Mariano, Luan Santana e Só Pra Contrariar agitam Cuiabá

Quinta, 05 de abril de 2018

16:24 - Descobri que meu parceiro está em um aplicativo de paquera. E agora?