WhatsApp Twuitter

Sexta, 25 de maio de 2018, 13h25

Conheça uma das datas mais importantes para a cultura Nerd; o Dia da Toalha

Everson Teodoro, especial para o GD


Reprodução

Você sabia que existe uma data que celebra a toalha? Mas não pense que esse dia é apenas voltado para o tecido em si, mas para todo o seu significado no mundo nerd.

O dia 25 de maio foi escolhido por vários fãs da obra Guia dos Mochileiros da Galáxia, do escritor Douglas Adams, para homenagear a saga de livros. A data leva esse nome porque os livros tratam as toalhas como objetos essenciais para um mochileiro interestelar.

“Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos”, diz trecho retirado do livro.

A data foi escolhida de forma aleatória e nela vários fãs da série se reúnem para demonstrar seu carinho pela obra, e consigo carregam a todo o momento uma toalha, não se importando com o tamanho ou utilidade.

Dia do orgulho Nerd

Coincidentemente, os fãs da franquia Star Wars celebram nesse mesmo dia a estreia do 1º filme da saga, que ocorreu no dia 25 de maio de 1977. Os fãs do escritor Terry Pratchett, autor da série de livros Discworld, também homenageiam o autor nesta data, e por conta disso e de vários encontros de fãs neste dia, nasceu o Dia do Orgulho Nerd.

Nesta data a tribo realiza eventos, exposições e vários encontros pelo mundo para interagir com o universo que eles tanto amam o que inclui filmes, séries, animes, jogos e quadrinhos.

                

Essa cultura ganha cada vez mais os adeptos por conta da popularização dos filmes de super-heróis e até mesmo com a grande massa de fãs do Sitcom, The Big Bang Theory, série que retrata a vida de 4 amigos que possuem vários dos estereótipos clássicos da cultura.

Divulgação - Pixel Art

Evento nerd no Várzea Grande Shopping

“Para mim nerd é uma denominação atribuída a uma pessoa que tem um carinho especial por algo, seja um hobby, um filme, um jogo”, disse o professor de inglês, Renan Nareno, importante nome da cultura nerd em Cuiabá. “Pode não parecer, mas torcedores de uma torcida organizada são grandes nerds”, concluiu.

Com a popularidade dessa cultura, existem lojas que investem pesado neste mercado oferecendo rupas, brinquedos, livros, canecas e outros objetos e acessórios. Outro exemplo vem da TV aberta, com o Zero1, programa apresentado por Thiago Leifert na Globo.

“Vejo isso com bons e maus olhos. Bons porque a cultura se disseminou, mais gente têm acesso a coisas nerds agora. Os maus olhos são em relação a um mercantilismo exacerbado ao que parece ser uma moda feita pra gerar dinheiro. Como tudo na vida, há prós e contras”, disse o jornalista, tradutor e crítico de cinema, André Gordirro.

André, que é hoje uma grande influência para os fãs de Star Wars no Brasil, também declarou que grandes eventos nerds que ocorrem pelo mundo, como a Comic Con Experience, realizada no Brasil, é nada mais que um aproveitamento de mercado. “Tudo isso é caríssimo, envolve uma estrutura no mínimo milionária, alvaras, aluguel, encargos trabalhistas temporários. Então é puramente questão de mercado. Só se faz um evento desses com muita pesquisa e planejamento para ter retorno”, diz.

Eventos em Mato Grosso

Divulgação/TMCBJ

Evento de RPG no Várzea Grande Shopping

De acordo com Renan Nareno, existem vários eventos do tipo em Mato Grosso, principalmente em Cuiabá e Várzea Grande. Os mais conhecidos são o Master Nerd que ocorre todos os anos no colégio Master em Cuiabá e o T.M.C.B.J, evento realizado há 5 anos, onde a ideia é auxiliar entusiastas iniciantes no jogo chamado de RPG, onde os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas de forma colaborativa.

“Gosto de como o RPG proporciona momentos inesquecíveis para aqueles que jogam. Durante uma sessão, cada pessoa alí é um astro, um protagonista numa história de um personagem que ele criou”, disse o gastrônomo Felipe Savino de Oliveira.

Também existem os eventos de RPG e jogos de tabuleiro do Chapéu de Mago, cuja ideia também é promover esse tipo de atividade aos entusiastas. Tem ainda o Pub, Taverna do Corvo Negro, um bar com jogos de tabuleiros e de RPG em que alugam para os clientes do local.

O próximo Master Nerd ocorre mo dia 9 de Junho, no Colégio Master em Cuiabá. O último T.M.C.B.J foi realizado no dia 20 de maio (último domingo), no Várzea Grande Shopping. Já o próximo está previsto para julho deste ano. 



// leia também

Quinta, 21 de junho de 2018

11:06 - Terror e comédia marcam as estreias de cinema desta semana

Segunda, 18 de junho de 2018

08:37 - Jurassic World - diretor agrega horror e propõe discussão em novo filme

Sexta, 15 de junho de 2018

06:00 - Festival de Inverno de Chapada terá 9 dias de festa e 5 shows nacionais - confira

Quarta, 13 de junho de 2018

10:07 - Circuito Universitário exibe filmes e promove debates sobre Direitos Humanos

Terça, 12 de junho de 2018

10:15 - Os Incríveis 2 chega a 88% de aprovação no Rotten Tomatoes

Quarta, 06 de junho de 2018

10:17 - Série da Netflix traz a trajetória de Robert Kennedy

Sábado, 02 de junho de 2018

10:20 - Não Se Aceitam Devoluções

Quinta, 31 de maio de 2018

18:34 - Saber mágico - Alguns buscam a filosofia para poder 'intuir' melhor

Segunda, 28 de maio de 2018

10:14 - Festivais culturais são adiados com a greve dos caminhoneiros

Quarta, 23 de maio de 2018

10:22 - Han Solo - Uma História Star Wars