WhatsApp Twuitter

Quarta, 21 de março de 2018, 08h54

inscrições estão abertas

Corrida dos Bandeirantes homenageia Cuiabá e espera reunir mais de mil atletas

Luiz Esmael, repórter de A Gazeta


A 1ª edição da Corrida dos Bandeirantes terá total apoio e cobertura do Grupo Gazeta de Comunicação. O lançamento do evento esportivo, marcado para ocorrer no dia 22 de julho próximo, aconteceu na noite desta terça-feira (20) no auditório da empresa, uma das principais parceiras da prova.

Chico Ferreira

Lançamento da corrida aconteceu no auditóro do Grupo Gazeta de Comunicação

A instituição Hitmat Schiniers Internacional, constituída de paramaçônicos, é a idealizadora da corrida pedestre, que visa arrecadar fundos para a reforma, ampliação e equipar o Hospital São Tomé, localizado no bairro Consil, bem próximo ao Grupo Gazeta. Segundo Antônio Kato, representante da Schiniers, o governo do Estado cedeu a unidade de saúde, hoje fechada, por um período de 30 anos de comodato.

Neste período de cessão, a instituição irá atender crianças de zero a 18 anos, todas elas portadoras de doenças congênitas como lábios leporinos, medula óssea, queimaduras entre outras. Na América do Sul, Cuiabá será a primeira cidade a realizar este tipo de atendimento.

Sato não hesitou em citar o Grupo Gazeta como uma grande ferramenta de divulgação de grandes eventos esportivos, por sua seriedade e engajamento social como a da Corrida dos Bandeirantes, que espera reunir mais de mil atletas de várias partes de Mato Grosso.

A prova de corrida pedestre, de caráter totalmente social, será realizada na comunidade de São Gonçalo Beira-Rio, considerada uma das mais tradicionais de Cuiabá. O percurso será de 5 km, este voltado para atletas não profissionais e de 10 km agora só para atletas bem condicionados fisicamente.

A Corrida dos Bandeirantes recebe esta denominação voltada para homenagear a cidade de Cuiabá, que este ano completará 299 anos no próximo dia 8 de abril. Hoje conhecida mundo afora por sua rica culinária, arte, cultura e está entre as capitais brasileiras como uma das que mais organiza corridas de rua do Brasil, a capital mato-grossense tem no São Gonçalo Beira-Rio como sua referência cultural por residir na localidade pescadores e vários artesões.

Um dos coordenadores da corrida Jackson Aureliano Rondon ressalta que o evento esportivo, além da importância social aos mais carentes, visa também valorizar a mão de obra dos moradores do São Gonçalo. Em decisão consensual, ficou decidido que todos os troféus dos primeiros colocados da prova serão confeccionados por artesões locais. O material a ser usado será o barro, retirado das margens do rio Cuiabá.

“A Corrida dos Bandeirantes será genuinamente cuiabana. Vamos valorizar tudo o que há de bom no São Gonçalo Beira-Rio. Posso dizer que a corrida será disputada num berço cuiabano”, destaca Jackson Aureliano.

Um dos principais nomes na organização de corridas de rua em Cuiabá, Vandercarlos Santos, hoje este tipo de evento é o maior divulgador de boas causas. Segundo ele, Cuiabá hoje organiza 60 provas por ano. Este tipo de evento já ajudou e ajuda a promoção à saúde e o assistencialismo social.

As inscrições para a Corrida dos Bandeiras foram abertas quinta-feira pelo site www.morro-mt.com.br. O valor da taxa é de R$ 70,00 para masculino, feminino e Portadores de Necessidades Especiais (PNE).



// matérias relacionadas

Quarta, 11 de julho de 2018

13:40 - Coordenação de corrida por causa social aguarda participação maciça

Segunda, 23 de abril de 2018

17:29 - Corredor morre em hospital após sofrer colapso na Maratona de Londres

Sexta, 13 de abril de 2018

08:30 - Fato celebra o dia do Descobrimento com corrida de rua

Domingo, 08 de janeiro de 2017

11:41 - Polícia abre inscrições para 2ª Corrida do Bope

Terça, 01 de novembro de 2016

16:13 - PM promove 18ª edição de corrida de rua


// leia também

Segunda, 16 de julho de 2018

16:55 - Após título na Rússia, seleção da França é recebida com festa em Paris

15:57 - Tênis de Mato Grosso cresce 215,6% no primeiro semestre de 2018

15:44 - Fagner admite que pode deixar o Corinthians, mas nega propostas oficiais

11:16 - Vinícius Júnior realiza exames médicos para pré-temporada no Real Madrid

10:52 - Cristiano Ronaldo chega à Juventus e torcida recebe o craque com festa

Domingo, 15 de julho de 2018

14:00 - Na estreia de Buffon, PSG perde amistoso para time da terceira divisão francesa

13:24 - França vence Croácia por 4 a 2 na final da Copa e é bicampeã mundial

13:00 - Vasco faz treino aberto antes de jogo decisivo e apresenta zagueiro colombiano

11:35 - Mulher sobrevive 7 dias após carro cair em penhasco nos EUA

11:24 - Ágatha e Duda perdem duas vezes e ficam com 4º lugar no vôlei de praia