WhatsApp Twuitter

Quinta, 17 de maio de 2018, 10h14

símbolo da Juventus

Buffon confirma saída da Juventus, mas evita anunciar aposentadoria


Capitão e símbolo da Juventus, Gianluigi Buffon anunciou nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, que está deixando o clube de Turim. O goleiro, porém, não confirmou a sua aposentadoria dos gramados, indicando que poderá dar sequência na sua carreira por outro time de fora da Itália.

Na entrevista coletiva convocada para esta quinta no Allianz Stadium, a expectativa era para que Buffon, considerado um dos melhores goleiros de todos os tempos, anunciasse o fim da sua carreira, acompanhado do presidente da Juventus, Andrea Agnelli. Mas não foi isso que aconteceu.

Em vez disso, Buffon, de 40 anos, afirmou que o jogo de sábado contra o Verona, pelo Campeonato Italiano, será o seu último dos seus 656 pela Juventus, mas que ofertas recebidas de outros clubes o levaram a mudar de ideia sobre sua aposentadoria.

‘Sábado eu vou jogar uma partida e essa é a única coisa certa. Até cerca de duas semanas atrás, eu estava certo de que iria parar de jogar. Agora, chegaram ofertas para dentro e fora do campo, que me empolgaram, sendo a mais importante proposta feita a mim por Agnelli. Eu vou deixar passar esses três dias e então vou tomar uma decisão definitiva, calmamente.‘

Buffon iniciou a sua carreira profissional pelo Parma, se transferindo para a Juventus em 2001. Ele descartou a possibilidade de ir a outro time da Itália ou de divisões inferiores para seguir nos gramados. ‘Eu não sou alguém que pensa que é certo terminar a minha carreira na, quem sabe, terceira ou quarta divisão. Eu sou um animal competitivo e não teria condições de viver nessa situação. Eu não me sentiria à vontade‘, acrescentou.

O goleiro foi ligado a uma transferência para o Liverpool, que, curiosamente, está na final da Liga dos Campeões da Europa, um dos poucos troféus que faltam na sua galeria - ele disputou três decisões do torneio continental e perdeu todas.

‘Eu disse que recebi ofertas muito interessantes‘, disse Buffon, quando perguntado diretamente sobre uma mudança para o Campeonato Inglês. ‘Na próxima semana, uma vez que tudo tenha se acalmado um pouco, eu vou decidir o que será melhor para mim. Se eu decidir continuar, será para lutar por coisas grandes‘.

Buffon ajudou a Juventus a conquistar o sétimo título consecutivo do Campeonato Italiano no domingo, quatro dias depois de o time levar o tetra consecutivo da Copa da Itália. Foi o nono título italiano do goleiro pelo clube de Turim, mas os outros dois foram retirados por causa do escândalo conhecido como ‘Calciopoli‘. O time foi, então, rebaixado para a segunda divisão, mas Buffon permaneceu na Juventus e a ajudou a voltar à elite.

O goleiro se aposentou da seleção em novembro, quando a Itália foi eliminada na repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo pelas Suécia, mas recentemente retornou para amistosos. Ele fez parte do grupo da seleção italiana que venceu a Copa do Mundo de 2006. Buffon poderá se despedir definitivamente da seleção nacional em um amistoso em 4 de junho contra a Holanda, no Allianz Stadium. ‘Eu não preciso de outras demonstrações de afeto‘, acrescentou Buffon. ‘A Itália já tem grandes e jovens goleiros.‘

A braçadeira do capitão do time de Turim, que Buffon usa desde a saída de Alessandro Del Piero em 2012, será entregue a outro veterano, o zagueiro Giorgio Chiellini. Já Wojciech Szczesny vai se tornar o goleiro titular da Juventus na próxima temporada. 



// matérias relacionadas

Sábado, 19 de maio de 2018

12:30 - Com homenagens e muita emoção, Buffon se despede da Juventus com vitória

Sábado, 07 de abril de 2018

12:30 - Dybala marca três, Juventus bate lanterna e dispara na ponta do Italiano

Sexta, 14 de julho de 2017

11:32 - Após 7 anos na Juventus, Bonucci é anunciado pelo Milan; Honda reforça o Pachuca

Sexta, 16 de junho de 2017

11:51 - Juventus confirma morte de torcedora em confusão durante final da Liga

Terça, 30 de maio de 2017

09:05 - Elenco da Juventus reforça discurso de confiança e calma para bater o Real Madrid

Terça, 18 de abril de 2017

10:28 - Luis Enrique diz que meta do Barcelona é marcar cinco gols na Juventus

Quinta, 13 de abril de 2017

10:21 - Juventus anuncia renovação de contrato do argentino Dybala até junho de 2022


// leia também

Sábado, 26 de maio de 2018

16:00 - Seleção brasileira recebe visita de Parreira e faz último treino em Teresópolis

14:30 - Rafaela Silva volta de lesão, mas cai nas oitavas no Grand Prix de judô na China

10:57 - Iniesta é recebido com festa por oito mil torcedores em novo clube no Japão

Sexta, 25 de maio de 2018

19:00 - Presidente do Vasco recua e revela que vai reintegrar jogadores punidos

17:31 - Treino da seleção tem festa, tumulto, parabéns e gritos de 7 a 1

16:51 - Seleção masculina de vôlei atropela Sérvia na estreia da Liga das Nações

14:36 - Mano critica CBF por impasse sobre uso de Dedé e descarta poupar titulares

14:25 - CBF anuncia liberação para uso no Brasileirão de 'suplentes' convocados para Copa

09:47 - NFL multará jogadores que se ajoelharem durante hino

09:32 - Na estreia do novo técnico, Corinthians perde na Libertadores