WhatsApp Twuitter

Sábado, 12 de agosto de 2017, 10h06

mundo

Jinping pede calma em conversa com Trump em relação a EUA e a Coreia do Norte


O presidente chinês Xi Jinping fez um apelo neste sábado, durante ligação com o presidente Donald Trump, para que os ânimos sejam acalmados em relação às tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, pedindo que ambos os lados evitem palavras e ações que possam piorar a situação.

A ligação ocorreu após Trump fazer uma nova rodada de ameaças contra a Coreia do Norte na sexta-feira, declarando que as forças armadas norte-americanas estão ‘prontas e carregadas‘ e alertando o líder norte-coreano Kim Jong Un de que ele ‘se arrependeria rapidamente‘ se fizesse algum tipo de ação contra territórios dos EUA ou de aliados.


Jinping pede calma em conversa com Trump em relação a EUA e a Coreia

Trump tem pedido à China que aumente a pressão sobre a Coreia do Norte para interromper seu programa de armas nucleares, que está próximo de ter a capacidade de atingir os EUA. A China é o maior parceiro econômico da Coreia do Norte, mas diz não ser capaz de, sozinha, fazer com que Pyongyang encerre o programa nuclear e de mísseis.

A televisão estatal da China informou que Xi disse a Trump que ‘as partes relevantes devem manter o controle e evitar palavras e gestos que possam exacerbar a tensão na Península da Coreia‘. Na sexta-feira, ’controle’ não foi o termo escolhido por Trump quando ele fez uma série de afirmações não previstas, incluindo supostos limites que fariam os EUA atacar a Coreia do Norte.

Enquanto isso, o jornal norte-coreano Minju Joson fez duros ataques aos EUA em seu editorial de sábado. ‘O poderoso exército norte-coreano, capaz de lutar qualquer guerra que os EUA quiserem, está em standby para abrir fogo contra o território norte-americano, aguardando a ordem para um ataque final‘, afirmou o periódico. As declarações de ambas as partes aconteceram após uma semana em que as tensões chegaram a um ponto extremo. 



// leia também

Segunda, 21 de agosto de 2017

17:20 - Chanceler venezuelano chama presidentes do Brasil e do Paraguai de 'imorais'

16:52 - Ofensiva contra Estado Islâmico provoca fuga em massa no Iraque

16:20 - Polícia espanhola confirma morte de terrorista de ataque em Barcelona

12:58 - Eclipse total do sol se torna um negócio lucrativo nos EUA

12:25 - Polícia confirma nome de motorista da van de atentado em Barcelona

10:28 - Embaixada dos EUA na Rússia suspende emissão de vistos de não-imigrantes

09:55 - Navio da marinha americana colide perto de Cingapura e deixa 10 desparecidos

09:49 - Motorista avança contra pontos de ônibus e deixa um morto em Marselha

Domingo, 20 de agosto de 2017

17:00 - Polícia espanhola continua busca por terrorista foragido após atentados

16:00 - EI usou empresas em Gales para enviar material militar à Espanha