WhatsApp Twuitter

Sábado, 12 de agosto de 2017, 10h06

mundo

Jinping pede calma em conversa com Trump em relação a EUA e a Coreia do Norte


O presidente chinês Xi Jinping fez um apelo neste sábado, durante ligação com o presidente Donald Trump, para que os ânimos sejam acalmados em relação às tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, pedindo que ambos os lados evitem palavras e ações que possam piorar a situação.

A ligação ocorreu após Trump fazer uma nova rodada de ameaças contra a Coreia do Norte na sexta-feira, declarando que as forças armadas norte-americanas estão ‘prontas e carregadas‘ e alertando o líder norte-coreano Kim Jong Un de que ele ‘se arrependeria rapidamente‘ se fizesse algum tipo de ação contra territórios dos EUA ou de aliados.


Jinping pede calma em conversa com Trump em relação a EUA e a Coreia

Trump tem pedido à China que aumente a pressão sobre a Coreia do Norte para interromper seu programa de armas nucleares, que está próximo de ter a capacidade de atingir os EUA. A China é o maior parceiro econômico da Coreia do Norte, mas diz não ser capaz de, sozinha, fazer com que Pyongyang encerre o programa nuclear e de mísseis.

A televisão estatal da China informou que Xi disse a Trump que ‘as partes relevantes devem manter o controle e evitar palavras e gestos que possam exacerbar a tensão na Península da Coreia‘. Na sexta-feira, ’controle’ não foi o termo escolhido por Trump quando ele fez uma série de afirmações não previstas, incluindo supostos limites que fariam os EUA atacar a Coreia do Norte.

Enquanto isso, o jornal norte-coreano Minju Joson fez duros ataques aos EUA em seu editorial de sábado. ‘O poderoso exército norte-coreano, capaz de lutar qualquer guerra que os EUA quiserem, está em standby para abrir fogo contra o território norte-americano, aguardando a ordem para um ataque final‘, afirmou o periódico. As declarações de ambas as partes aconteceram após uma semana em que as tensões chegaram a um ponto extremo. 



// leia também

Quarta, 13 de dezembro de 2017

15:27 - Em reunião, UE deve isolar Trump sobre crise em Jerusalém

14:59 - Coreia do Norte é acusada de roubar bitcoins em ataque hacker

10:12 - México proíbe Odebrecht de obter contratos públicos no país por quatro anos

10:09 - Israel bombardeia postos do Hamas em Gaza após lançamento de mísseis

Terça, 12 de dezembro de 2017

15:06 - Banco Mundial deixará de financiar exploração de gás e petróleo depois de 2019

14:53 - Dicionário norte-americano elege 'feminismo' como a palavra do ano

11:36 - Explosão em usina de gás natural na Áustria mata 1 e fere 18

09:41 - Embaixador dos EUA no Reino Unido diz esperar visita de Trump no próximo ano

09:34 - Mortes violentas na Venezuela superam as de países em guerra

Segunda, 11 de dezembro de 2017

14:25 - Reforma tributária nos EUA pode distorcer o comércio internacional