WhatsApp Twuitter

Sexta, 12 de janeiro de 2018, 20h00

Isenção de visto entre Brasil e Emirados Árabes já está em vigor


Já está em vigor a isenção de visto entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos para portadores de passaporte comum. O acordo que dispensa a obrigatoriedade de visto para ingresso no país árabe foi assinado pelo governo brasileiro no ano passado e promulgado pelo Senado em dezembro.

Pelo acordo, os portadores de passaporte comum, diplomáticos e especiais dos dois países ficam isentos da necessidade de vistos. No caso do passaporte comum, como envolve arrecadação de taxas, a isenção precisou passar pela aprovação do Congresso Nacional. A isenção para diplomatas e portadores de passaporte especial já estava valendo desde março do ano passado.

A expectativa é que a isenção amplie as viagens de turismo e negócios entre os dois países, principalmente para as cidades de Dubai e Abu Dhabi. O prazo máximo para permanência nos territórios árabe ou brasileiro para turismo é de três meses e a isenção não permite que brasileiros e árabes realizem qualquer tipo de trabalho ou estudo nos respectivos países sem autorização específica para estas finalidades.

Os Emirados são um dos principais importadores de produtos brasileiros na região do Oriente Médio. As trocas comerciais entre os dois países cresceram 785%, entre 2000 e 2016. Os produtos mais comprados elos Emirados Árabes Unidos são o farelo de soja, que representa 88,8% das importações do produto pelo país; o açúcar (80,7%) e a carne de frango (68,8%). 



// leia também

Segunda, 23 de abril de 2018

13:10 - Mario Benítez vence eleição no Paraguai e promete país sem divisões

09:33 - Acordo entre México e UE são sinal para o mundo, diz autoridade do bloco

09:24 - Não há plano B no acordo nuclear com potências e EUA devem cumpri-lo, diz Irã

Domingo, 22 de abril de 2018

15:30 - Governo sírio ataca para evacuar membros do Estado Islâmico

14:00 - Coreia do Norte pode libertar americanos detidos no país

11:43 - Número de mortos em atentado em Cabul sobe para 48

09:43 - China recebem bem interesse dos EUA de negociar

09:19 - Começa eleição geral no Paraguai

Sábado, 21 de abril de 2018

16:30 - Principal aliada da Coreia do Norte, China exalta suspensão nuclear

13:30 - Membro do Hamas é morto na Malásia, um dia após ameaça de Israel