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Terça, 10 de abril de 2018, 09h47

zeladoria

Buraco, asfalto e mato - reclamações triplicam em SP no 1º trimestre


A Controladoria Geral de São Paulo divulgou o balanço de Ouvidoria do primeiro trimestre de 2018. Foram 6.171 atendimentos, dos quais 5.346 viraram protocolos de serviço. Um aumento de 195% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram registrados 1.807 reclamações. O levantamento foi publicado na sexta-feira (6).

As reclamações feitas na Ouvidoria são em segunda instância. São pedidos de serviço que entraram pelo canal 156, não foram atendidos e viraram uma reclamação.

O relatório mostra detalhes desses protocolos feitos pelos moradores de cidade durante os ultimos três meses de João Doria (PSDB) à frente da Prefeitura de São Paulo — o político deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado.

A secretaria de Prefeituras Regionais continua sendo a líder em reclamações, com 3.551 pedidos procolados. A secretaria já havia sido acumulada pelo então vice-prefeito, Bruno Covas, no início da gestão Doria — Covas assumiu a chefia do executivo com a saída do prefeito eleito na última segunda-feira (9).

Em seguida aparece a Secretaria de Saúde, com 191 protocolos, e Mobilidade e Transporte, com 174 pedidos de serviço. Esse resultado mostra que 66% dos problemas enfrentados pelos paulistanos envolvem zeladoria.

O R7 procurou a Prefeitura de São Paulo diversas vezes desde as 12h desta segunda-feira (9). Os pedidos foram feitos por e-mail e telefone. A resposta foi enviada às 20h43:

"A Secretaria de Inovação e Tecnologia registrou aumento de 37% na participação dos cidadãos nos novos canais de atendimento, quando comparada às requisições feitas ao antigo Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC). Novos solicitantes, que não haviam apresentado demandas em 2015 e 2016, foram responsáveis por 89% dos pedidos feitos à prefeitura em 2017. Significa que há uma tendência de crescimento tanto no Canal da Ouvidoria no 156 quanto no e-SIC (pedido de informação) devido à expansão do conhecimento dos cidadãos em relação a tais serviços.

Não há, no entanto, uma relação direta entre os números de demandas e atendimentos do SP 156 e os números da Ouvidoria, em função das diversas variáveis existentes nos diferentes sistemas. Para efeito de comparação, seria importante investigar outros dados de atendimento, como o volume de solicitações de primeira instância por meio dos canais SP156 ou a natureza das reclamações que tiveram esse aumento".

Prefeituras Regionais e Naturezas

Entre as naturezas, o item 'árvore' continua liderando o ranking dos pedidos, com 770 reclamações (no ano passado, foram 74). Na sequência aparecem os itens 'buraco e pavimentação' (492, contra 245 no primeiro trimestre de 2017), 'capinação e roçada de áreas verdes' (434 ante 135 no mesmo período do ano passado) e 'drenagem de água de chuva' (266 contra 128 de 2017).

Itaquera é a prefeitura regional com mais reclamções neste primeiro trimentre de 2018. Metade dos pedidos nesta região são sobre buracos e pavimentação. Em segundo está a prefeitura regional do Ipiranga, com a maioria dos protocolos sobre manuntenção de árvore. Em terceiro, a de Santana/Tucuruvi, com problemas de buracos e capinação.

 



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