WhatsApp Twuitter

Sábado, 30 de dezembro de 2017, 00h00

Debate artificial


A preocupação do ministro Gilmar Mendes, presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) com o impacto da internet nas eleições de 2018, ao que parece, tem motivo. Um estudo divulgado recentemente pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP) apontou o uso de robôs em debates políticos travados em redes sociais.
Entre os possíveis efeitos dessa prática apontados pela Fundação estão uma radicalização artificial do debate sobre dois candidatos, por exemplo, e o inchamento de movimentos políticos que, na verdade, nem teriam tantos adeptos assim.

Repúdio

A mudança de planos sem uma discussão prévia foi classificada por Neurilan Fraga como “desrespeito e descaso” do governo federal em relação às administrações municipais. Em resposta, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) fez aquilo que estava ao seu alcance: emitiu uma nota repúdio.

Auxílio

O dinheiro seria repassado no formato de um Auxílio Financeiro aos Municípios, o que vinha sendo debatido com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), desde novembro. Para isso, o governo federal deveria editar uma medida provisória. Na última hora, no entanto, a decisão tomada foi de apresentar um projeto de lei, que só deve ser apreciado pelo Congresso Nacional em 2018.

Exigências

Além de o primeiro local cogitado pela Prefeitura de Sinop para o espetáculo de fogos de artifício ter sido considerado inadequado para o evento, por conta da proximidade de imóveis comerciais e residenciais, bem como da rede elétrica, o município teria que empregar recursos públicos para a contratação de profissionais capacitados e realização de um projeto de combate a incêndio e pânico. As exigência foram do Corpo de Bombeiros e também constam em normas técnicas do Exército Brasileiro.

Multas

Dados da Prefeitura de Cuiabá apontaram para uma redução na quantidade de multas aplicadas aos motoristas nas ruas da Capital. A queda, de mais de 18%, foi comemorada pelo secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, como resultado de uma política de educação no trânsito promovida pela gestão Emanuel Pinheiro (PMDB). A pergunta que fica é: será que os números continuarão os mesmos no próximo ano?

Educação

Entre as ações destacadas pela secretaria de Mobilidade Urbana para o resultado está o envio de notificações com caráter educativo aos motoristas infratores no lugar das multas. Resta saber se os condutores continuarão se comportando corretamente no trânsito da capital ao perceberem que as câmeras de videomonitoramento não estão sendo usadas para puni-los efetivamente. Um exemplo já notado pelos mais atentos é o desrespeito à faixa exclusiva de ônibus em algumas avenidas.

Economia

Questões relacionadas à segurança e à economia de recursos públicos fizeram a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), desistir da ideia de promover uma queima de fogos de 10 minutos na cidade na virada de 2017 para 2018. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (29). A realização de uma festa de Réveillon com shows abertos ao público também já havia sido descartada pela administração municipal.

Repasse

O governo do Estado não teria sido o único a prometer e não efetuar repasses financeiros ainda em 2017. Recursos na ordem de R$ 2 bilhões para os municípios de todo o país não foram transferidos pela União, de acordo com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PSD). Cidades de Mato Grosso deixaram de receber R$ 37 milhões desse montante, ainda conforme o pessedista.
 



// leia também

Terça, 19 de junho de 2018

00:00 - Defesa nova

Segunda, 18 de junho de 2018

00:00 - Corporativismo

Domingo, 17 de junho de 2018

00:00 - Traição

Sábado, 16 de junho de 2018

00:00 - Delação à vista?

Sexta, 15 de junho de 2018

00:00 - Aprovação...

Quinta, 14 de junho de 2018

00:00 - Só faltava essa

Quarta, 13 de junho de 2018

00:00 - Força externa

Terça, 12 de junho de 2018

00:00 - São João

Segunda, 11 de junho de 2018

00:00 - Enrolado

Domingo, 10 de junho de 2018

00:00 - Bem antigo!