WhatsApp Twuitter

Sexta, 12 de janeiro de 2018, 10h11

Bairro Poção recebe ações do Mutirão da Limpeza neste sábado

Bruno Vicente, repórter da Secom


Limpeza, manutenção na iluminação pública, poda de árvores e um verdadeiro pente-fino na coleta de lixo. Esses são alguns dos serviços que os moradores do bairro Poção irão receber neste sábado (13), por meio do “Mutirão da Limpeza”. Depois de inaugurar as atividades do programa em 2018, no último fim de semana, no bairro Itamarati, onde foram recolhidas cerca de 100 toneladas de resíduos, a Prefeitura de Cuiabá leva a ação de zeladoria para uma das comunidades mais antigas da Capital.

Com uma população de aproximadamente 4 mil moradores, o bairro irá receber uma força-tarefa. Ao todo, serão mais de 200 trabalhadores da limpeza urbana empenhados na melhoria do visual do bairro e na qualidade de vida dos cidadãos que residem na localidade. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados às 7h e finalizados às 11h.

Luiz Alves/Secom Cuiabá

“Temos trabalhado para transformar a Cuiabá dos 300 anos em uma cidade referência em limpeza e cuidado com o meio ambiente. O mutirão é uma ferramenta importante dentro desse planejamento e, principalmente, dentro do nosso mote de humanização. Humanizar é exatamente isso. Aproximar o poder público da população e levar até ela ações que irão contribuir para a elevação de sua autoestima”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Durante a atuação no Poção, os trabalhadores municipais realizarão ainda o serviço de eliminação de bolsões de lixo, já identificados pelos fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Para a execução da limpeza das áreas utilizadas irregularmente para o descarte de resíduos, a pasta disponibiliza todo maquinário necessário para dar mais agilidade e eficiência.

“São pelo menos 20 caminhões e pás carregadeiras que colocamos em ação para que, ao sairmos do bairro, esses espaços estejam todos limpos. Na verdade, o correto era que essas situações nem existissem. Entretanto, infelizmente, uma pequena parte da sociedade ainda insiste em cometer esse crime contra o meio ambiente e prejudicando, por exemplo, sua própria qualidade de vida”, salientou o secretário José Roberto Stopa.

 

Outros serviços

Outro importante serviço prestado é o já conhecido “Cata-treco”. Por meio desta atividade, os moradores têm a oportunidade de fazer o descarte de materiais inservíveis, de maneira segura e dentro da lei. Essa medida é fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade, como sofás, geladeiras, fogões, dentre outros, sejam descartados em espaços inapropriados.

Como promoção da cidadania, o programa passou a englobar em seu quadro de atividades o “Viver Cuiabá – Rumo aos 300 anos”. Com este trabalho, os moradores dos bairros beneficiados são levados para um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade, no dia anterior ao Mutirão. No sábado, a Secretaria desenvolve ainda o plantio de mudas nativas e a realização de pequenas palestras educativas sobre cuidados com meio ambiente.



// leia também

Sexta, 19 de janeiro de 2018

17:21 - Fogo destrói casa de madeira em VG e família precisa de ajuda

15:09 - Prefeitura de VG deflagra ações para combater doenças urbanas tropicais

11:57 - Termina o prazo de pagar taxa de inscrição do concurso de VG

11:53 - Provas do seletivo da Educação serão aplicadas neste domingo em Cuiabá

09:09 - Multas por videomonitoramento voltarão a ser aplicadas em Cuiabá

Quinta, 18 de janeiro de 2018

14:04 - Pedestre morre atropelado ao tentar atravessar BR na madrugada

13:52 - Estado e prefeitura de Cuiabá negam dívidas com hospitais filantrópicos

11:10 - Pai, mãe e filho morrem incinerados em grave acidente

Quarta, 17 de janeiro de 2018

16:01 - Governo lança concurso público para Secitec

14:01 - Estado tem quase 900 processos em andamento contra servidores, diz CGE