WhatsApp Twuitter

Sexta, 12 de janeiro de 2018, 10h27

Ação da Prefeitura distribui livros e estimula a leitura na Orla do Porto

Andressa Sales, repórter da Secom Cuiabá


Cerca de mil pessoas passaram pela ação cultural em comemoração ao dia do leitor, nesta quinta-feira (11), na Orla do Porto. Crianças, jovens e adultos puderam escolher 2 exemplares, em um montante de 3 mil livros expostos na mostra e disponibilizados por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e as Bibliotecas Saber com Sabor. O evento continua nesta sexta-feira (12), das 16 às 21 horas.

São livros de todos os gostos, variedades de gêneros e títulos como direito penal, constitucional, romances, auto ajuda, educação, infanto juvenil, contos, crônicas entre outros.

Gustavo Duarte/Secom Cuiabá

“O conceito principal é disponibilizar o livro em locais diferentes. Nesse período de recesso escolar pensamos em uma maneira de tirar as crianças das redes sociais e estimular o da hábito da leitura. Aqui na Orla do Porto, queríamos aproveitar o momento da atividade física ou do passeio para chamar a atenção do público e acredito que estamos conseguindo. Muitos livros já foram levados e outros estão retornando”, afirmou a coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves.

Visando disseminar a leitura nas comunidades e para a sociedade em geral, dentro da proposta de humanização e inclusão da atual gestão municipal, a iniciativa visa despertar o gosto pela leitura por meio do contato direto com livros, gibis, revistas e oficinas de contação de histórias. O objetivo é a formação de estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação de vários gêneros textuais.

“Sempre gostei muito de ler, viajar em palavras. Já li muita coisa, mas confesso adorar ler gibis, desde criança tenho essa hábito e creio que será para vida toda. Na faculdade a leitura me ajudará muito, pretendo fazer biologia e sei que o conhecimento dos animais, corpo humano, e da natureza só o livro irá possibilitar”, disse Mayná Cordeiro, 18.

Gustavo Duarte/Secom Cuiabá

“O que eu achei legal e interessante é essa biblioteca ao ar livre. Gosto de gibi e revista, mas os livros me ajudam a produzir histórias quando tenho que fazer tarefa de redação na escola”, afirmou a estudante Maria Luísa Fernandes Freire, 10.

Acompanhando as netas, de 7 e 10 anos, dona Antônia Fernandes que é professora conta que estava passeando e resolveu parar e pegar um livro. “É louvável essa ideia, eu vim para trocar livros que tinha em casa com esses daqui. Vou levar alguns para complementar a leitura com minha netas, e acho importante essa preocupação, gostaria que essa ação fosse contínua, porque ajuda na troca de experiências. Eu particularmente motivo elas com a leitura, inclusive estabeleço metas para minhas netas”, salientou.

“Acho bacana, além de ser um importante modo de as pessoas interagirem entre si. Muitas pessoas não tem tempo para ir a uma biblioteca ou livraria, e esse acesso livre aproxima as pessoas, e para o leitor não existe limites”, afirmou o advogado Bruno de Oliveira, que levou para casa dois livros na área do Direito.

O evento continua nesta sexta-feira (12), das 16 às 21 horas. Durante todo o período de férias escolares, as Bibliotecas Saber com Sabor funcionam normalmente.

Para saber mais sobre elas, endereços e horários de funcionamento consulte o link das Bibliotecas Saber com Sabor, no site da Prefeitura de Cuiabá.

Serviço

Livro de Rua

Data: 12 de janeiro

Local: Orla do Porto

Horário: 16h às 21h

Público Alvo: População em Geral 



// leia também

Domingo, 22 de julho de 2018

14:14 - Acidente em Canarana mata 4 pessoas da mesma família

13:05 - Relógio dos 300 anos começa a ser instalado na Avenida Mato Grosso

12:55 - Obras na rede de água do Centro Histórico seguem até setembro

12:47 - Banho é liberado pela Justiça no Complexo Turístico da Salgadeira

10:37 - Morador de Rondonópolis ganha R$ 261,2 mil na Loteria

08:30 - Com cirurgias canceladas, pacientes relatam drama de esperar anos pelo SUS

08:00 - Autoconhecimento e postura crítica evitam frustrações na busca do corpo perfeito

Sábado, 21 de julho de 2018

17:00 - Família de morto luta por laudo sobre causa há mais de 1 ano

08:42 - Carreta carregada com tijolos tomba na BR-158

08:01 - Nova frente fria chega em MT e derruba temperaturas em Cuiabá e VG