WhatsApp Twuitter

Quinta, 17 de maio de 2018, 13h47

Merendeira representa Mato Grosso em reality show nacional

Yuri Ramires, repórter Seduc-MT


Junior Silgueiro/Gcom-MT

A merendeira da Escola Estadual Hermelinda de Figueiredo, Silvana Aparecida Gentil Ribeiro, de 45 anos, foi selecionada para participar do reality show Super Merendeiras, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.

De acordo com as informações do órgão, além de Silvana, outras nove profissionais irão participar do programa, que irá ao ar na TV Escola a partir do segundo semestre deste ano. A competição vai premiar a melhor merendeira e a melhor receita feita dentro da escola, produto da alimentação escolar.

 

Silvana conta que sempre gostou de cozinhar. Começou quando pequena e não parou mais. Há três anos e meio ela é uma das merendeiras da EE Hermelinda de Figueiredo e desde que passou a atuar na unidade participa dos concursos promovidos pelo FNDE.

“Participei de dois concursos, no primeiro fiquei em segundo lugar em nível nacional e no outro, do ano passado, passei na etapa regional. Então, esse reconhecimento é importante para o meu trabalho dentro da escola”, destacou.

Junior Silgueiro/Gcom-MT

Dos 13 episódios previstos para o programa, um deles será sobre Silvana e suas receitas, em especial a lasanha de banana-da-terra, prato que a levou a segunda colocação do concurso de Melhores Receitas da Alimentação Escolar em 2015/2016.

“Esse ano voltamos com a receita, que fez muito sucesso. É um alimento regional e tem boa aceitação com os estudantes, que são criados consumindo esse alimento. Então, sempre que posso, utilizo os ingredientes locais nas receitas”, lembra.

Ela, que começa a jornada de trabalho às 6h e só termina ao meio-dia, afirma que se sente recompensada. “Tem coisa melhor do que fazer algo que gosta e ainda assim ser reconhecida? Não tem. Então, estou muito feliz e agradeço todos que estão ao meu lado nessa jornada”.

 

Reconhecimento

De acordo com a coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Lizia Soares Penido, a participação de Silvana é motivo de orgulho para a rede estadual.

Junior Silgueiro/Gcom-MT

“O FNDE realiza o concurso de receitas e, neste ano, selecionou as ganhadoras para esse programa. É uma ação que vai mostrar a importância desses profissionais dentro da escola, que também são essenciais para o desenvolvimento dos alunos”.

 

Para ela, a utilização da banana como parte da receita mostra como a agricultura familiar e os produtos típicos são importantes para apresentar aos estudantes uma alimentação rica de alimentos de qualidade.

Aluna do 8º Ano, Rafaela Souza, de 13 anos, conta que está torcendo por Silvana. “Nunca tinha comido esse tipo de lasanha e gostei muito. A comida dela é muito boa. Estamos felizes, sem as merendeiras não teríamos uma alimentação boa aqui na escola”.

A secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, destaca que conhece Silvana há anos, já que foi responsável pela alfabetização da filha da merendeira. “É uma alegria muito grande ver esse reconhecimento. Desde que conheço a Silvana ela fala sobre cozinhar. De fato, ela domina a culinária e merece ganhar”, ressalta.

Segundo a gestora, Silvana é uma das técnicas cujo o trabalho mais se destaca em Mato Grosso. “Além do talento, a dedicação também é visível. Estou na torcida”.

 

O programa

A equipe do FNDE está em Cuiabá desde o começo da semana, quando começou a gravar com Silvana sua rotina na escola. Eles também visitaram uma horta e vão abordar a agricultura familiar como elemento importante na alimentação escolar.

Além das gravações nas cidades das candidatas, elas vão para o Rio de Janeiro, onde permanecerão durante 20 dias, para a prova das receitas e vivências. 



// leia também

Domingo, 27 de maio de 2018

12:53 - Princípio de incêndio atinge prédio no bairro Goiabeiras

12:33 - Empresário morre ao perder controle de moto e cair de ponte

11:52 - Greve dos caminhoneiros completa uma semana com 30 pontos de bloqueio em MT

10:25 - Pai e filho morrem em acidente na divisa de MT e GO

08:42 - 69% dos presos que passam por audiência não vão para prisão

Sábado, 26 de maio de 2018

17:58 - Empresas de ônibus cancelam e reduzem viagens por falta de combustível

13:39 - Corpo de Bombeiros orienta população a não estocar combustível em casa

12:19 - Hospitais temem falta de insumos e reduzem ritmo de cirurgias

11:45 - Caminhoneiros reduzem bloqueios em rodovias de MT, mas seguem em greve

11:44 - Homem suspeito de dirigir bêbado capota carro ao bater em 'tartaruga'